sábado, 11 de julho de 2015

Porque devemos doar plaquetas?

Pacientes em tratamento de leucemias e outros tipos de câncer, cujo tratamento baseia-se fundamentalmente nas quimioterapias, geralmente baixam o número de plaquetas produzidas no sangue. As plaquetas sanguíneas são as células que fazem seu sangue coagular quando você sangra. Quando o paciente esta com a contagem de plaquetas muito baixa, pode causar feridas, fazer seu nariz ou sua boca sangrar, causar vermelhidão e coceiras. Para evitar e acabar com estes sintomas a única alternativa é que se faça uma rápida reposição das plaquetas no paciente por meio de doação, para tanto há a necessidade que façamos a doação de plaquetas. Bom ressaltar que a doação não causa prejuízo algum à saúde do doador e o processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese, e reposição das plaquetas pelo organismo de quem está doando é rápida e ocorre em torno de 48 horas.

O procedimento de coleta de plaquetas por aférese dura, em média, cerca de 90 minutos, tempo este que em muitos casos desestimula a pessoa a ir doar, mas lembrem-se, com apenas 90 minutos de seu tempo, você dará uma vida a um ser humano.

Na doação de plaquetas por aférese, os requisitos são os mesmos exigidos para doação de sangue. Entretanto, é necessário que o doador seja avaliado previamente para a realização do procedimento e o doador não deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos cinco dias que precedem a doação.

DOE VIDA, DOE MEDULA, DOE COM FÉ!
Máquina de aférese.

Kit para a realização da doação.

Eugênio realizando a doação de plaquetas.
As plaquetas estão sendo armazenadas na bolsa acima da máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário